terça-feira, 14 de abril de 2009

Sacolas Plásticas

Quantas sacolas plásticas você pode contar aqui?

Com certeza as sacolas plásticas são uma grande praticidade. Porém quanto custa esse conforto? Para o meio-ambiente é altíssimo.
Uma sacola plástica demora 300 anos para se decompor e seus componentes são altamente venenosos. Depois que você joga a sua sacola fora, ela ainda segue um grande trajeto. Muitas criaturas marinhas morrem por conta do plástico que normalmente os sufoca e quando não, os intoxica. Para a própria cidade também é uma ameaça, em Nova Delhi, Índia, as sacolas foram proibidas pois segundo autoridades era a grande causadora de entupimentos na rede de esgoto.
Na China é proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados, isto porque antes da proibição cerca de 3% do lixo produzido diariamente era sacolas plásticas.
Quanto as alternativas para a sacola plástica tradicional, temos as sacolas permanentes e as de papel reciclado. As de papel se decompões facilmente no meio-ambiente, porém são mais pesadas( o que as torna caras) e tem um elevado custo ambiental para a sua produção. Já as permanentes são feitas de algodão, e tem uma grande vida útil. Também existem as bio-degradáveis, que acredito ser a melhor alternativa, isto pois, elas tem a praticidade das sacolas plásticas atuais, com o beneficio de se decomporem quando descartadas.
Aqui no Brasil, ainda não existe uma forte mobilização popular contra o uso das sacolas. A atitude deve começar de cada um. Ao ir no mercado, tente levar uma sacola permanente ou até mesmo plástica de casa. Se você vai no mercado fazer uma pequena compra e está desprevenido, tente levar as compras na mão. Quando você toma uma postura deste tipo, além de minimizar o seu impacto sobre o planeta, você acaba por dar o exemplo a todos que o observam. Você não tem noção de quantas pessoas você influencia simplesmente tomando uma postura correta. Não é só a pessoa que esta no caixa ou o embalador, é o cara que está atras de você esperando para passar, é a amiga da caixa que vai parar de usar sacolas por que um dia a amiga dela disse que alguém recusou as sacolas.

Fontes:
http://www.verbeat.org/
http://www.sacsplast.libertar.org/

4 comentários:

  1. Obrigada pelas informações. Só hoje comecei a pensar nas tais sacolas... Encontrei no seu blog boas informações.

    ResponderExcluir
  2. Tenho tentado minimizar o uso de sacolas plásticas e, como você falou, muitas vezes recuso o uso das sacolas e carrego minhas compras na mão. Sinto que esta cultura de usar as sacolas plásticas é tão forte que as pessoas me olham de uma maneira estranha quando eu falo que não quero a sacola...
    É necessário que algo urgente seja feito para mudar esta cultura.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uam ONG em Porto Alegre- RS que faz sacolas de algodão cru 100% ecológicas, quem quiser mande um e-kmail para: isadora.moura@terra.com.br

    ResponderExcluir