quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dicas para preservar o planeta!

DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA

1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua
3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.
5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA
SÓ VEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

6. COMA MENOS CARNE VERMELHA. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme
de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
7. NÃO TROQUE O SEU CELULAR. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé mane tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o
problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá- la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
8. COMPRE UM VENTILADOR DE TETO. Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

9. USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS. É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

10. LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
11. TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES. Lâmpadas
fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

12. ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO. Procure por
aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
13. NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STANDBY. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
14. MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
15. DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
16. USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS.
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
17. RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO
ESTIVEREM LIMPAS. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.

18. TOME BANHO DE CHUVEIRO. E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

19. USE MENOS ÁGUA QUENTE. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

20. PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
21. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e
metais) e dobrado (papel).

22. FAÇA COMPOSTAGEM. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
23. REDUZA O USO DE EMBALAGENS. Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
24. COMPRE PAPEL RECICLADO. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

25. UTILIZE UMA SACOLA PARA AS COMPRAS. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
26. PLANTE UMA ÁRVORE. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva- se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

27. COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
28. COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS. Comida congelada
além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

29. COMPRE ORGÂNICOS. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

30. ANDE MENOS DE CARRO. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
31. NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO. Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
32. MANTENHA SEU CARRO REGULADO. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
33. LAVE O CARRO A SECO. Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
34. QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE.
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde
no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.
35. USE O TELEFONE OU A INTERNET. A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a
atmosfera.
36. VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA. Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
37. ECONOMIZE CDS E DVDS. CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
38. PROTEJA AS FLORESTAS. Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
39. CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS. O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental
das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
40. INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ
CONTRATA. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?
41. DESLIGUE O COMPUTADOR. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
42. CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR. O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.
43. NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL
DO EXPEDIENTE. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
44. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA.
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que
seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
45. NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇOIS. Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você mije na cama...
46. PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS. A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe- se e aja!
47. INSTALE UMA VÁLVULA NA SUA DESCARGA. Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!
48. NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM. Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
49. REGUE AS PLANTAS À NOITE Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
50. FREQUENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS, Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.
51. VÁ DE ESCADA. Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.

DIVULGUE ! O MEIO AMBIENTE AGRADECE !
ORGANIZAÇÃO DE RENOVAÇÃO AMBIENTAL

Fonte: http://www.cenedcursos.com.br/dicas-praticas.html

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Código Anti-Ambiental de Santa Catarina

É um total absurdo o quê esta se passando. Felizmente existem poucas pessoas ainda tentando fazer alguma coisa, ao contrário do inescrupuloso governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que desde que subiu ao poder, fez de tudo para acabar com áreas de preservação permanente.
Parece que de nada valeu todas as catástrofes que Santa Catarina tem passado, enchentes e furacões. Somente quando todos estivermos sem nenhuma perspectiva de salvação esses BABACAS que estão no poder vão dizer “pois é, acho que devemos proteger ao invés de destruir”.
Este código foi aprovado pelos deputados de SC, com 31 votos a favor, 7 abstenções e sem NENHUM VOTO CONTRA.


Se você esta tão indignado quanto eu estou agora, mande um e-mail ou ligue para qualquer um desses inescrupulosos:
Nome Partido E-mail Sala Telefone
Ada De Luca PMDB adadeluca@alesc.sc.gov.br 110 (48) 3221.2689
Adherbal Deba Cabral * PMDB deba@alesc.sc.gov.br 109 (48) 3221.2737
Ana Paula Lima ABST. PT anapaulalima@alesc.sc.gov.br 128 (48) 3221.2680
Antônio Aguiar PMDB antonioaguiar@alesc.sc.gov.br 205 (48) 3221.2650
Cesar Souza Júnior DEM cesarjunior@alesc.sc.gov.br 206 (48) 3221.2658
Dagomar Carneiro PDT dagomarcarneiro@alesc.sc.gov.br 310 (48) 3221.2695
Darci de Matos DEM darcidematos@alesc.sc.gov.br 115 (48) 3221.2735
Décio Góes ABST. PT deciogoes@alesc.sc.gov.br 122 (48) 3221.2665
Dirceu Dresch ABST. PT dirceudresch@alesc.sc.gov.br 202 (48) 3221.2628
Edison Andrino* PMDB edisonandrino@alesc.sc.gov.br 111 (48) 3221.2698
Elizeu Mattos PMDB elizeumattos@alesc.sc.gov.br 106 (48) 3221.2705
Gelson Merísio DEM merisio@alesc.sc.gov.br 101 (48) 3221.2691
Genésio Goulart FALTOU PMDB genesio@alesc.sc.gov.br 113 (48) 3221.2720
Giancarlo Tomelin * PSDB gtomelin@alesc.sc.gov.br 127 (48) 3221.2775
Herneus de Nadal PMDB herneus@alesc.sc.gov.br 204 (48) 3221.2702
Ismael dos Santos * DEM ismael@alesc.sc.gov.br 121 (48) 3221.2635
Jailson Lima ABST. PT jailson@alesc.sc.gov.br 308 (48) 3221.2638
Jean Kuhlmann DEM jean@alesc.sc.gov.br 131 (48) 3221.2704
Joares Ponticelli PP joares@alesc.sc.gov.br 114 (48) 3221.2711
Jorginho Mello PSDB jorginho@alesc.sc.gov.br 119 (48) 3221.2647
José Natal * FALTOU PSDB josenatal@alesc.sc.gov.br 125 (48) 3221.2632
Kennedy Nunes PP kennedynunes@alesc.sc.gov.br 120 (48) 3221.2653
Lício Silveira PP licio@alesc.sc.gov.br 126 (48) 3221.2671
Manoel Mota PMDB mota@alesc.sc.gov.br 309 (48) 3221.2674
Marcos Vieira PSDB marcosvieira@alesc.sc.gov.br 304 (48) 3221.2707
Moacir Sopelsa PMDB moacir@alesc.sc.gov.br 102 (48) 3221.2713
Narcizo Parisotto PTB parisotto@alesc.sc.gov.br 207 (48) 3221.2748
Nilson Gonçalves PSDB nilson@alesc.sc.gov.br 132 (48) 3221.2745
Padre Pedro Baldissera PT ABST. padrepedro@alesc.sc.gov.br 118 (48) 3221.2726
Pedro Uczai ABST. PT pedrouczai@alesc.sc.gov.br 133 (48) 3221.2662
Sérgio Grando * PPS professor.grando@alesc.sc.gov.br 208 (48) 3221.2667
Professora Odete de Jesus PRB odetedejesus@alesc.sc.gov.br 307 (48) 3221.2686
Renato Hinnig PMDB renatohinnig@alesc.sc.gov.br 116 (48) 3221.2732
Reno Caramori PP reno@alesc.sc.gov.br 117 (48) 3221.2656
Rogério Mendonça (Peninha) PMDB rogerio@alesc.sc.gov.br 108 (48) 3221.2683
Romildo Titon (X) PMDB titon@alesc.sc.gov.br 123 (48) 3221.2723
Sargento Soares ABST. PDT sargentosoares@alesc.sc.gov.br 112 (48) 3221.2640
Serafim Venzon PSDB serafimvenzon@alesc.sc.gov.br 124 (48) 3221.2717
Silvio Dreveck PP silviodreveck@alesc.sc.gov.br 203 (48) 3221.2729
Valmir Comin PP comin@alesc.sc.gov.br 103 (48) 3221.2677

quinta-feira, 23 de abril de 2009

“Salvando vidas de cachorros para enriquecer a vida das pessoas.”


Ontem passou na televisão uma reportagem muito interessante falando sobre um dos criadores dos Simpsons, Sam Simon, que teve uma grande iniciativa

e criou a fundação Sant Saimont, uma fundação que pega cachorros abandonados nas ruas ou em abrigos que matariam tais cachorros.Com uma grande equipe em sua fundação, Sant Saimon treina os cães que tem perfil para ajudar pessoas com deficiência auditiva. Sua fundação não aceita doações, Sant Saimont arca com todas as despesas pelo simples fato de ajudar as pessoas e os animais que em muitos casos morreriam se não chegassem até a fundação. O lema de sua fundação é “Salvando vidas de cachorros para enriquecer a vida das pessoas.”

Claro que para fazer uma fundação dessa precisa de muito

dinheiro e não é qualquer pessoa que tem esse dinheiro, e quem tem normalmente não se disponibiliza para tal ação, mas com um pouquinho de vontade qualquer abrigo com voluntários poderia ter a mesma iniciativa, podendo adestrar os cachorros não só para

ajudar deficientes auditivos, mas também idosos, crianças com câncer e pessoas com síndrome de down.

Com os cachorros, os idosos, retomam a vida social e voltam a se movimentar, reativam a memória recente e também tem uma melhora no humor. Já as pessoas com síndrome de down, quando em contato com os cachorros expressam seus sentimentos, despertando o afeto, a agressividade e a espontaneidade. Em todos os casos a raça não é levada em consideração, o cachorro apenas tem que ser dócil e calmo.

Reportagens interessantes:

http://www.samsimonfoundation.com/home.asp

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u450014.shtml

http://www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2006/02/21-zooterapia/

Fonte:

http://www.hpsjoaozinho.am.gov.br/joaozinho/Últimas/Noticias/pages/caes_ajudam_jovens_com_sindrome_de_down.html

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL38219-5598,00.html

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia mundial da Terra!


"Pense no seu organismo saudável: existe um equilíbrio perfeito entre todos os órgãos, que se auto-regulam e se complementam. Quando é atingido por alguma doença, o corpo tem seus próprios mecanismos de defesa.

Um espirro pode ser uma forma de se livrar de partículas indesejadas, antes que elas penetrem nosso pulmão; uma febre é um sinal de alerta de que algo não vai bem e até uma inflamação é uma estratégia do nosso sistema imunológico para expulsar um corpo estranho. O fato é que tudo será feito para preservar a integridade desse organismo e evitar a sua morte.

Com a Terra, também é mais ou menos assim que acontece. Pelo menos, baseando-se na Hipótese de Gaia, criada por James Lovelock, cientista inglês que trabalhou na NASA na década de 60 e defende que nosso planeta é um organismo vivo capaz de manter seu próprio funcionamento.

Segundo a teoria, ambiente e seres vivos interagem entre si e se influenciam mutuamente. Assim, qualquer alteração na normalidade do sistema implica em ajustes pra que o equilíbrio seja reestabelecido.

E o ser humano tem causado alterações no planeta desde que surgiu por aqui: a Revolução Industrial e a emissão de carbono para a atmosfera – que vem crescendo desde então e provocando aquecimento global; o crescimento acelerado da população e o consumo exagerado dos recursos disponíveis na natureza; a poluição das águas, dos solos e do ar e a produção de grandes quantidades de lixo são exemplos da ação maléfica do homem sobre esse grande ser vivo.

Os cientistas têm nos considerado um câncer no planeta – já que somos parte integrante dele, assim como as células cancerosas também constituem nosso corpo.

Por isso mesmo, talvez esse corpo maior que é a Terra tome suas providências regulatórias e acabe nos eliminando, como uma forma de garantir sua sobrevivência.

O próprio Lovelock acredita que a situação da Terra em função do aquecimento global vai ser tão complicada nas próximas décadas que, até o final do século, 80% da população humana estará extinta. E os outros 20% vão conviver com falta de água e de comida.

Segundo o cientista, o planeta vai conseguir se curar dos danos sofridos – como fez há 55 milhões de anos, quando também passou por um grande aumento de temperatura – mas essa recuperação deve levar cerca de 200 mil anos para se concluir, tempo que nós, humanos, não somos capazes de esperar.

Hoje, 22 de abril, em quase todo o mundo, comemora-se o Dia da Terra. Esta é uma boa data para se pensar: queremos mesmo que a espécie humana pague o preço de sua própria extinção para que tudo volte ao normal por aqui? "


Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/82600_post.shtml

sábado, 18 de abril de 2009

Circo legal não tem animal!

Pipoca, algodão doce, palhaços , mágicos, malabaristas e claro, animais! Parece a combinação perfeita para muita alegria de diversão, mas não para os animais.

Você já tentou alguma vez ensinar seu cachorro a fazer um truque? Se já, deve ter visto que não é algo muito simples de se fazer, porém é algo que pode ser feito com repetição e biscoitos. Mas pense em ensinar um urso a ficar sobre as patas traseiras e dança. Tenha certeza que um urso não é tão dócil quanto seu cachorro. Os cães já convivem juntos aos humanos à milhares de anos. Para que um urso fique sobre as patas traseiras não é tão complicado não, é só você queimar as patas dianteiras ! E para dançar? É mais simples ainda, é só colocá-lo sobre uma chapa quente! Acho divertido? Eu não.

Talvez você esteja se perguntando :”Então os Circos deveriam fechar? Mas e as pessoas que trabalham no circo? “ Calma, não é assim. Os circos não devem e não irão fechar. Se você tirar os animais, o show deles terá que ser substituído, somente isso. Ou seja, mais pessoas terão que ir trabalhar no circo, o que irá gerar empregos.

De acordo com Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings", os grandes felinos são acorrentados a seus pedestais e as cordas são enroladas em suas gargantas para que tenham a sensação de estarem sendo sufocados. Os ursos têm o nariz
quebrado durante o treinamento e suas patas queimadas, para forçar a ficar sobre duas patas.
Numa entrevista com o Elephant Alliance, um ex-empregado do Circo americano Ringling Bros. relatou :"era uma pequena, doce e inocente ursa marrom, que nunca machucou ninguém, mas de vez em quando ela dava problemas pra se equilibrar na corda bamba. Então ela foi espancada com um longo bastão de metal até ficar gritando alto. Ela se tornou tão neurótica que passou a bater a cabeça na sua pequena jaula. Finalmente ela morreu."

Um repórter do Hudson News, que trabalhou com o Circo Ringling, descreveu um treino com um chimpanzé: "Ele apanhou repetidamente com um bastão. O barulho das pancadas podia ser ouvido do lado de fora da arena e os gritos, ouvia-se de mais longe ainda."

Mas não existe uma lei que proíba circo com animais selvagens? Eu dei uma pesquisa e descobri que não existe nenhuma lei FEDERAL. Vários projetos de lei com essa idéia tramitaram no governo, porém só projetos. Se você tem interesse em saber que luta contra e a favor dos animais, de uma olhada aqui http://www.bdlegislacao.com.br/banco/index.php?option=com
_content&task=view&id=12 Este site apresenta tudo o que foi feito contra e a favor dos animais
e do meio ambiente. Neste site têm-se links diretos para as leis e projetos de leis que tramitam ou tramitaram na câmara.

Posted by Leticia Flores


Fonte: http://www.apasfa.org/peti/circos/circos.html

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sacolas Plásticas

Quantas sacolas plásticas você pode contar aqui?

Com certeza as sacolas plásticas são uma grande praticidade. Porém quanto custa esse conforto? Para o meio-ambiente é altíssimo.
Uma sacola plástica demora 300 anos para se decompor e seus componentes são altamente venenosos. Depois que você joga a sua sacola fora, ela ainda segue um grande trajeto. Muitas criaturas marinhas morrem por conta do plástico que normalmente os sufoca e quando não, os intoxica. Para a própria cidade também é uma ameaça, em Nova Delhi, Índia, as sacolas foram proibidas pois segundo autoridades era a grande causadora de entupimentos na rede de esgoto.
Na China é proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados, isto porque antes da proibição cerca de 3% do lixo produzido diariamente era sacolas plásticas.
Quanto as alternativas para a sacola plástica tradicional, temos as sacolas permanentes e as de papel reciclado. As de papel se decompões facilmente no meio-ambiente, porém são mais pesadas( o que as torna caras) e tem um elevado custo ambiental para a sua produção. Já as permanentes são feitas de algodão, e tem uma grande vida útil. Também existem as bio-degradáveis, que acredito ser a melhor alternativa, isto pois, elas tem a praticidade das sacolas plásticas atuais, com o beneficio de se decomporem quando descartadas.
Aqui no Brasil, ainda não existe uma forte mobilização popular contra o uso das sacolas. A atitude deve começar de cada um. Ao ir no mercado, tente levar uma sacola permanente ou até mesmo plástica de casa. Se você vai no mercado fazer uma pequena compra e está desprevenido, tente levar as compras na mão. Quando você toma uma postura deste tipo, além de minimizar o seu impacto sobre o planeta, você acaba por dar o exemplo a todos que o observam. Você não tem noção de quantas pessoas você influencia simplesmente tomando uma postura correta. Não é só a pessoa que esta no caixa ou o embalador, é o cara que está atras de você esperando para passar, é a amiga da caixa que vai parar de usar sacolas por que um dia a amiga dela disse que alguém recusou as sacolas.

Fontes:
http://www.verbeat.org/
http://www.sacsplast.libertar.org/

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Oceano de lixo plástico




Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades do plástico, um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firm


No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

Plástico no Oceano Pacífico

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.



Tartaruga deformada por anel de plástico



A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.
Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.



Aves morrem porque comem nosso lixo

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.



Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico



E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

Fontes:
http://www.guiavegano.com.br
http://www.greenpeace.org/

Bicicleta Elétrica


A bicicleta sem duvida é um ótimo meio de transporte, e com certeza é 100% ecologicamente correta. Ela se destaca por ser barata e eficiente, sendo que nas cidades, muitas vezes é mais rápida do que o próprio carro.

Mas sendo tudo isso, porque não vamos trabalhar de bicicleta? Uma das desculpas mais ouvidas é que o percurso é muito grande.

Pois bem, eis que existe uma solução que poucos sabem, a bicicleta elétrica. Neste momento você deve estar pensando, “Que ridículo, andar com uma bicicleta com motor”. Bem, é verdade que a bicicleta ganha um motor, porém para quem não conhece, nem tem como dizer que a bicicleta é motorizada.

Hoje existe um kit de conversão (que pode ser encontrando na china a partir de 349 USD) que transforma a sua bicicleta normal em uma bicicleta elétrica. O kit consiste basicamente em uma roda, um acelerador e uma bateria(vide foto). Existem várias opções de potência e autonomia, mas é possível atingir a velocidade de 60 km/h e percorrer distâncias de até 80 km com uma carga.

Se você anda de moto e acha o máximo fazer 30 km por litro, você tem que avaliar trocar a sua moto por uma bicicleta. Motivos:

  • Uma bicicleta elétrica é tão rápida quanto o permitido no transito.

  • Você nunca vai ser multado por andar de bicicleta.

  • De bicicleta você não tem IPVA, licenciamento e seguro obrigatório para pagar todos os anos.

  • A manutenção de uma bicicleta elétrica é mais barata do que de uma moto.

  • Uma moto que faz 40 km por litro (raridade), gasta aproximadamente 6,4 centavos por quilometro. Uma bicicleta elétrica(sem pedalar) faz em média 1 centavo por quilometro. E em uma bicicleta você ainda pode pedalar junto, fazer um exercício e ter maior autonomia.


Se você duvida que isso exista, de uma procurada no youtube, ou no google, que você vai ver muita informação sobre isso!


Links:

Bicicletas Elétricas a venda no Brasil


domingo, 12 de abril de 2009

Precisamos de você!

O propósito deste blog é reunir pessoas interessadas na preservação do meio ambiente e formar uma comunidade. Como qualquer outra comunidade, desde já existirão algumas 'regras':
- Esta é uma comunidade aberta a todos os interessados, sendo assim qualquer um pode participar passivamente (lendo, apoiando, comentando) ou ativamente ( postando no blog, mandando e-mails em massa, criando campanhas e enquetes)
- TODOS terão o direito de manifestar a sua opinião.
- Ninguém deve ser desrespeitado.

Espero que gostem. Em breve teremos uma campanha de confecção e distribuição de adesivos. Se tiverem idéias de algum adesivo legal, favor enviar por e-mail.



Posted by Alexandre Flores